08/11/2018

MDF-e

O que é MDF-e

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pelo Ambiente Autorizador. Atualmente a legislação nacional permite que o MDF-e substitua o Manifesto de Carga modelo 25. 

Para que serve o MDF-e

A finalidade do MDF-e é agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte. Atualmente a legislação nacional permite que o MDF-e substitua o Manifesto de Carga modelo 25.

Para que serve o MDF-e

• Redução de custos de impressão do documento fiscal;;
• Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais;
• Gerenciamento Eletrônico de Documentos;
• Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira. 

O MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal. 

Mais informações: https://mdfe-portal.sefaz.rs.gov.br/site/Faq